equipamento de fotografia

PROJETO GUARDIÕES DA ARTE - audiovisual

O projeto idealizado pelo Instituto Guardiã do Ser, Instituição presidida pelo músico e produtor cultural Dante Ventura, tem como objetivo, realizar de forma gratuita, oficinas de música, produção audiovisual, fotografia, desenho, pintura e artesanato, para os alunos da rede pública de ensino do Estado de Goiás. O projeto teve início em 2019, com oficinas presenciais de baixo com o músico Bororó. A edição 2020 não foi realizada devido a pandemia e retornou em 2021 com um formato online e presencial da oficina de bateria ministrada por Ricardo de Pina. Em 2022 será realizada a oficina de audiovisual ministrada por Belém de Oliveira.

Objetivo

 

Capacitar jovens adolescentes, de 14 a 20 anos, a se expressar na linguagem audiovisual, conhecer elementos básicos da história do cinema, entender o básico sobre produção e mercado, descobrir as ferramentas utilizadas para se contar histórias em audiovisual.

A oficina será prático-teórica passando por conceitos básicos de roteiro, produção, filmagem e edição, capacitando o jovem a elaborar uma ideia e transformá-la em conteúdo audiovisual, seja ele para celular, televisão, youtube ou qualquer outro meio de difusão audiovisual, bem como a interpretar os vídeos a que estão expostos diariamente.

As aulas serão gravadas e disponibilizadas online, pré-gravadas, com exposições teóricas sobre os temas, visionamento de trechos de filmes como exemplos, e tarefas práticas baseadas no conteúdo da aula.

rolo de filme

EQUIPE

belem foto_edited.jpg

Belém de Oliveira

Belém de Oliveira atua como produtor, economista, sound designer e compositor. É formado em Economia pela Unicamp e Mestre em Economia do Desenvolvimento pela Sorbonne Nouvelle (Paris 3). Tem um Mestrado em Cinema pela Universidade de Paris 7 (Paris Diderot) além de uma formação em musicologia pelo EHESS em parceria com o CNMDP. Fez o conservatório de música do centro livre de artes da UFG dos entre 1992 e 1996. 

  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Twitter - White Circle

Lisandro Nogueira

Lisandro Nogueira é professor de cinema na Universidade Federal de Goiás desde 1989. Mestre em Cinema e Televisão pela ECA/USP. Doutor em Cinema e jornalismo pela PUC/SP, professor do programa de Pós-Graduação do Mestrado/Doutorado em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da UFG e professor da FIC/UFG.

  • Black Twitter Icon
Lisandro foto _edited.jpg

Henrique Borela

Henrique Borela tem 31 anos, vive e trabalha em Goiânia. É realizador audiovisual, pesquisador, curador e produtor cultural. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, desde 2011 trabalha com cinema, exercendo diversas funções entre elas, assistente de produção, assistente de direção, assistente de montagem e etc.

  • Black Twitter Icon
Henrique foto_edited.jpg
Sabina foto_edited.jpg

Sabina Anzuategui

Sabrina Anzuategui, escritora e roteirista, é autora dos romances "Calcinha no Varal" (2005), "O Afeto ou Caderno sobre a mesa" (2011), "Luciana e as mulheres" (2019), "Uma mulher sem ambição" (2021).

  • Black Twitter Icon
Vinicius foto_edited.jpg

Vinicius Berger

Vinicius Berger é Mestre em Artes Plásticas, especialidade Fotografia e Arte contemporânea pela Université Paris 8 (Vincennes-Saint-Denis), Paris-FR, e pós-graduado em Estudos Cinematográficos pela Université Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), Paris-FR.

  • Black Twitter Icon

Se quiser levar o projeto Guardiões da Arte para sua escola faça sua inscrição.

cerrado ok3A.jpg